quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Classificação das Doutrinas Bíblicas

Iniciamos este blog administrado pelo Pastor Eliel Amaral Soares com o objetivo de apresentar as Doutrinas Bíblicas, Fundamentais e uma Perspectiva da Teologia Sistemática.

Nossa Doutrina, confissão de fé (Cremos) pela Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil e por extensão a CONFRADEB Convenção Fraternal das Asembleias de Deus do Brasil nos Estados Unidos (Concilio Distrital Brasileiro).


Os nossos Pastores José Wellington Bezerra da Costa,
Presidente da CGADB e Superitendente Geral das Assembleias de Deus Ministerio do Belem nos Estados Unidos, Europa, Asia, Africa e outros e Joel Freire Costa, Presidente da CONFRADEB Convenção Fraternal das Asembleias de Deus do Brasil nos Estados Unidos (Concilio Distrital Brasileiro) e Superintendente das Assembleias de Deus Ministério do Belem nos EUA.


Doutrinas da Nossa Fé (Cremos)


Cremos:Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, Dt. 6.4; Mt. 28.19; Mc 12.29. Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão, II Tm 3.14-17. No nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus, Is 7.14; Rm 8.34; At 1.9. Na pecaminosidade do homem que o destruiu da gloria de Deus, que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que o pode restaurar a Deus, Rm 3.23; At. 3.19. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela f’é em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do reino dos céus, Jo 3.3-8. No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebida gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo nosso favor, At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9. no batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo, Mt 28.19; Rm 6.1-6; Cl. 2.12. Na necessidade e na possibilidade que temos de viver em santidade mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo, Hb 9.14; I Pe 1.15. No batismo bíblico com o Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidencia inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade, At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7. Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade, I Co 12.1-12. Na segunda vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira – invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da grande tribulação; segunda – visível e corporal, com sua igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos, I Ts 4.16, 17; I Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5; Jd 14. Que todos os cristãos comparecerão ante ao tribunal de Cristo, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra, II Co 5.10. No juízo vindouro que recompensará os fieis e condenará os infiéis, Ap 20.11-15. E na vida eterna de gozo e felicidade para os fieis e de tristeza e tormento para os infiéis, Mt 25.46.
O Portal de Doutrinas Bíblicas objetiva trazer a lume o conceito, significado e o que são as Doutrinas da Biblia.
Doutrina Bíblica, é uma palavra que significa "ensino ou instrução". No caso é bíblica, porque a sua base é a Bíblia. A palavra doutrina se origina do grego "didache", significando ensino ou instrução; seu sinônimo comum é didaskalia. Os dois termos expressam tanto o ato de ensino (sentido ativo) como aquilo quer é ensinado (sentido passivo). Didache aparece cerca de trinta vezes no Novo Testamento, já didaskalia cerca de dezesseis vezes nas epístolas pastorais; cerca de vinte e duas vezes em todo o Novo Testamento.
Doutrina se refere às doutrinas expostas na Bíblia e que representam o alicerce, o sustentáculo de nossa fé. Se descuidarmos, desprezarmos as doutrinas, perderemos a nossa identidade como servos de Deus, como seguidores de Cristo.
"Doutrina bíblica é um ensino normativo, terminante, final, extraído das Sagradas Escrituras e concernente à fé em Deus e à prática da vida cristã. Esse ensino deve ser desdobrado e embasado com a apropriada referenciação bíblica. Ela é chamada de sã doutrina‟ (Tt. 2 .1 )". (Antonio GILBERTO em Obreiro n ú m ero 1 3 ,p.17).

As doutrinas são uma exposição das verdades centrais ou fundamentais de nossa fé.
São estudadas se forma sistemática, agrupada analisadas de forma que aparecem na Bíblia em ambos os Testamentos. Teologia Bíblica fornece o alicerce para a Teologia Sistemática.
Saber em que se crê é fundamental para a existência de uma vida cristã frutífera.
Assim se expressou o apóstolo Paulo: "Eu sei em que tenho crido" (2 Tm. 1.12). Ele tinha uma crença firme, razão pela qual foi capaz de suportar as tribulações.
Durante todas as épocas, houve determinadas formas de expressão para sintetizar a fé. Uma das mais conhecidas declarações é o "Shemá" (ouve em hebraico): Originalmente a declaração de fé israelita era Dt. 6.4-9. O centro da proclamação de fé:
"Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus é o único Senhor" (Dt. 6.4). A afirmação mostrava que a adoração a Deus em contraste com a proibição a adoração a ou tros deu ses: "Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder" (Dt. 6.5). As palavras deveriam ser repetidas ao longo do dia e transmitidas aos filhos. Estes não deveriam ignorar o princípio de adoração a Deus. Depois foram acrescentadas: Dt. 11.13-21 e Nm.
15.37-41. No Novo Testamento, também há importantes declarações relativas à fé como a de Pedro: "Tu és o Cristo , o Filho do Deus vivo" (Mt. 16.16); a de Marta: "Creio que tu és o Cristo , o Filho de Deus que havia de vir ao mundo" (Jo.11.27).

Paulo fez uma importante síntese do Cristianismo: "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1Co. 15.3,4). A declaração se reveste de importância, uma vez que os evangelhos ainda não tinham sido escritos. Seu conteúdo era disseminado na forma oral.
Com o tempo foram formuladas regras de Fé para fazer distinção entre o Cristianismo e as heresias que tentavam penetrar na Igreja. Irineu (125 - 202 A.C.) e Tertuliano (155- 222 A.C.) estão entre os que estabeleceram essas regras. O Credo dos Apóstolos é a mais antiga síntese das doutrinas básicas explanadas na Bíblia. (Credo significa "Creio").

Em termos gerais, podemos dizer que há:
  1. Doutrina de Deus: At.13.12.;
  2. Doutrina dos homens: baseada nos conceitos humanos: Mt. 15.9; Mc. 7.7; Cl. 2.22. O problema maior se localiza no valor em que se dá maior valor importância a normas humanas do que a Palavra de Deus. Outras vezes, certos conceitos humanos se opõem frontalmente às verdades bíblicas;
  3. Doutrina dos demônios: 1 Tm. 4.1. Esses ensinos de inspiração diabólica tanto disseminam a imoralidade quanto atacam a base de nossa fé, especialmente Cristo e Sua obra redentora. Esses ensinos sofrem um ataque direto ou velado das forças do mal: "Assim como no meio do povo surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão dissimuladamente heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina d estru ição " (2 Pe. 2.1- ARA).

Existem cristãos que não apreciam o ensino bíblico, declarando que só o amor é importante, como se o Cristianismo fosse algo para viver em superficialidade. Quanto ao amor, em primeiro lugar, observemos que Jesus ordenou a obediência aos Seus mandamentos, como prova de nosso amor para com Ele: "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos" (Jo. 14.15). A seguir, verificamos pelas escrituras que o valor que damos a Seu ensino, mostra o relacionamento que temos com Ele: "E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele n ele" (1 Jo. 3.24). Estar nEle garante plena confiança, permite que O sirvamos, que prossigamos no Caminho com autenticidade: Estar firmados nEle é um fator de estabilidade na vida cristã.

Em Síntese, o Pr Antônio Gilberto, um dos teologos destacados no Brasil e exterior, no seu livro de Bibliologia e Manual da Escola Dominical ambos editados pela CPAD apresenta uma Classificação das Doutrinas Bíblicas, o que chamamos de Doutrinas Fundamentais ou Teologia Sistemática. Sendo distribuidas e classificadas como segue:
  1. 1 - Doutrinas da Salvação (Soteriologia) - são as mais fáceis de se entender. Graças a Deus por isso! Senão, quem poderia ser salvo? Até as crianças entendem. Os homens é que as vezes dificultam tudo...

2 - Doutrinas da Fé Cristã. Não são tão fáceis de se entender. Abrangem os presentes aspectos e bençãos da Salvação. Requerem diligente e continuado estudo da Revelação Divina.

3 - Doutrinas das Ultimas Coisas (Coisas Futuras, ou do Porvir) são as mais dificeis de se entender. Abrangem o aspecto futuro da Salvação e as coisas que Deus tem preparado para os que o amam. Requerem muito estudo da Revelação Divina.

A CGADB e a CPAD têm os seus edificios no Rio de Janeiro está localizada na Av. Brasil, 34.401 - Bangu - CEP 21852-002 Rio de Janeiro - RJ Tel.: (21) 2406-7373 - Fax: (21) 2406-7326

Televendas: 0800-21-7373Livraria Virtual - http://www.cpad.com.br/loja/

E-mail: comercial@cpad.com.br

É nesta editora que se publicam os livros, revistas, materiais e periódicos que orientam e norteam a fé dos assembleianos do Brasil e do exterior.

A visão de evangelismo e divulgação da doutrina pentecostal por intermédio da imprensa levou os pioneiros da Assembléia de Deus a organizarem o Jornal Boa Semente em janeiro de 1919, sob a direção do missionário sueco Gunnar Vingren. Em dezembro de 1930 surgia o Mensageiro da Paz com a qualificação de órgão oficial das Assembléias de Deus no Brasil.
Por décadas conhecido como o “evangelista silencioso”, o Mensageiro da Paz, se firmou no mercado jornalístico evangélico. A igreja reconhece a sua importância como veículo doutrinário e evangelístico. “O MP é o grande canal de informações da Assembléia de Deus no Brasil e tem o prestígio de servir ao povo de Deus há 72 anos”, afirma Ronaldo Rodrigues de Souza, diretor-executivo da Casa.
Da criação de novos veículos de comunicação à contratação de profissionais qualificados foram grandes os investimentos no Departamento de Jornalismo que tem a responsabilidade de informar e formar opinião por intermédio do jornal
Mensageiro da Paz e das revistas Obreiro, Ensinador Cristão, Resposta Fiel, Mulher Lar & Família Cristã e Geração JC.
Buscar a informação, correr contra o tempo e cumprir os prazos de entrega das reportagens fazem parte da rotina do departamento. Embora siga os mesmos padrões do jornalismo secular, a redação CPAD apresenta estilo próprio, desenhado por um Manual de Redação que segue a linguagem do meio cristão evangélico.
O diferencial do jornalismo cristão está no compromisso com o Senhor. O jornalismo evangélico realiza o sonho de mudar o mundo sob a perspectiva de Deus.

Diferenças básicas entre Doutrina e Costume

  1. Quanto a Origem

- A Doutrina é divina
- O Costume é em si humano.
2. Quanto ao Alcance
-
A Doutrina é geral.
- O Costume é em si local.
3. Quanto ao Tempo
- A
Doutrina é imutavel.
- O Costume é em si temporário.

Nenhum comentário: